domingo, 13 de setembro de 2015

(receita) Molho pesto de manjericão, um coringa na cozinha!


Sempre bom ter um manjericão por perto (que tal plantar?) ou deixar pronto um pote de pesto na geladeira...
Esse molho é um dos meu preferidos, fácil e rápido de fazer, complementa com glamour qualquer massa para um jantar ou almoço, funciona como molho de salada ou sanduba, vai bem com uma torrada ou pãozinho naqueles momentos de fominha fora de hora....
Ele é super cheiroso e saboroso e tem poder antioxidante para as nossas células!
A receita original do molho pesto leva queijo de cabra, ou parmesão, e também uma espécie de pinhão europeu chamado pinoli, que é muito caro e difícil de achar aqui na minha cidade...Então adaptei a receita para o meu paladar e a minha região e estou fazendo hoje com Castanha do Pará e sem queijo!
No liquidificador coloque:
250 ml de azeite de oliva extra virgem
2 dentes de alho
1 maço pequeno de manjericão (somente as folhas bem lavadas)
6 castanhas do Pará
raspinhas de limão
sal e pimenta  a gosto
Só bater tudo e está pronto!! Não precisa aquecer, tá?!

Essa é a minha receita, do jeitinho que eu mais gosto, você pode adaptar, ajustar de acordo com o seu paladar, só não exagere no sal.
Bjks da Má!

(receita) Molho de tomate mais gostoso, fácil e saudável do mundo!

Ingredientes orgânicos (para 4 pessoas):

10 tomates cortados em 4
1 cenoura fatiada grosseiramente
4 dentes de alho
1 cebola cortada em 4
sal e pimenta a gosto
azeite de oliva

Colocar todos os ingredientes em uma assadeira e levar ao forno médio até que as cenouras estejam macias.
Depois disso, levar ao liquidificador e bater até ficar bem lisinho e homogêneo. Neste ponte ajuste o sal e a pimenta e, se quiser, acrescente mais temperos e bio massa.
Tá pronto!!

Para a saúde, não basta ser vegetariano.

Escolhi ser vegetariana por amor aos animais, pelo planeta, pela sociedade e pela minha saúde. Parei de comer carne aos  poucos, sem me violentar, sem me obrigar a nada. Naturalmente meu corpo foi se reeducando, porque entendeu o impacto positivo dessa mudança!
O paladar foi ficando mais refinado, principalmente porque sou praticante de SwáSthya Yôga. A prática purifica o corpo e aprimora todos os sentidos.
A busca pelo bem estar e saúde me fez conhecer alimentos diferentes, aprender a trabalhar com eles, e selecionar melhor os produtos que como.
E então fui percebendo que muita coisa (podemos dizer que a esmagadora maioria) que está a venda nos supermercados contém produtos nocivos a saúde. Se você olhar a quantidade de ingredientes que não são alimento nas coisas que compramos, aaaaah, você não compra. Eu não comprei mais. Veja aqui alguns exemplos.
Não adianta nada beber água mineral, cozinhar com sal rosa, usar óleo de coco, cereais integrais......se colocam cera no macarrão, tinta nas bolachas, componentes de plástico na pasta de passar no pão!!!!! A legislação brasileira aceita isso, mas eu não posso aceitar...tudo isso é para nos adoecer e ganhar dinheiro sobre a ignorância das pessoas!
Essa é a principal causa das filas gigantes dos Pronto Socorros, hospitais, Upas e afins, maus hábitos alimentares. Não sou médica, nem nutricionista, nem pesquisadora, mas tenho certeza disso.
Hoje, além de não comer carne eu sou adepta da Alimentação Inteligente, método que reduz o uso de produtos industrializados e refinados, dá preferencia a produtos orgânicos, integrais e valoriza os produtores da minha região.
Na prática, no lugar de comprar um molho de tomate de latinha, eu compro os tomates na feira e faço o molho. Tão simples, tão mais gostoso e confiável! (receita aqui!) Em vez de comprar o leite de coco eu compro o coco e preparo o leite! E por aí vai...